Conferência "Empreendedorismo Social" - Núcleo de Serviço Social
Hoje, no dia 5 de Dezembro, decorreu na sala 4 do piso -1 a Conferência elaborada pelo Núcleo de Serviço Social sobre o “Empreendedorismo Social”. A Conferência contou com os oradores Tiago Matos, técnico de empreendedorismo e Cristiana Calheiros, licenciada em Serviço Social pelo ISCSP.
O evento teve início às 16:45h, sendo numa fase inicial explicado o que é o empreendedorismo e a sua importância, referindo na sua definição que o empreendedorismo é um processo que auxilia a criação de negócios ou resolução de problemas sociais, através do qual o individuo cria um valor. Foi considerado pelos oradores uma “Revolução Silenciosa” que tem como objectivo criar alterações na realidade, de forma a torná-la melhor. Um dos temas que também surgiu foi o desemprego jovem, associado a uma elevada taxa de jovens licenciados, que veêm no empreendedorismo a solução para os seus futuros.
O conceito principal da Conferência deve ser estruturado a partir de métodos, porém, para surgirem novas realidades, por vezes é necessário improvisar e não seguir a linha de pensamento. Os passos principais apresentados pelos oradores foram o desenvolvimento do conceito de projeto, através da determinação dos recursos necessários para tal, bem como a sua adquirição, mas também o valor envolvido. Depois é implementar o projecto, superar as adversidades e aí, contar com o improviso, de forma a não serem 100% metódicos e alcançarem novos conhecimentos ou desenvolver projectos diferentes.
A conferência não foi totalmente direcionada para o empreendedorismo de negócios, pois, devido ao Núcleo que organizou o projecto ser de Serviço Social, orientaram os assuntos para um empreendedorismo mais social. Na ajuda à sociedade quer na procura de emprego, quer na inserção social. Neste sentido, foi apresentado o GAE (Gabinete de Apoio ao empreendedorismo), criado pela Santa Casa da Misericórdia, com a chegada do orador Tiago Matos e no qual a ex-aluna do ISCSP, Cristina Calheiros, também está inserida no trabalho. Nesta segunda parte da conferência foi explicado à plateia o que é o GAE, quem os ajuda, que metodologias e que propostas têm para o apoio social. Estes baseiam os seus pilares estruturais na autonomia e acessibilidade, de forma a garantirem o melhor serviço à sociedade e contam com o apoio da Santa Casa da Misericórdia.
Para encerrar este primeiro evento, no qual o Cacique marcou presença, decorreu a interação da plateia com o painel, sendo as perguntas mais direcionadas para Cristina Calheiros, que explicou o seu percurso pelo curso de Serviço Social e a entrada para o GAE, após realizar o seu período de estágio no fim da licenciatura.
Esta atividade do núcleo, apesar de não ter tido uma adesão em massa, contou com oradores interessados em explicar o tema do empreendedorismo e os projectos em que estão envolvidos, merecendo os parabéns pelo trabalho desenvolvido. O núcleo pelo trabalho que teve em organizar o evento e escolher um tema tão interessante, também está de parabéns e conta com mais conferências ao longo do ano.