top of page

Cobertura - “Portugal e os Estados Unidos da América: Parceiros num Mundo em Mudança”

No dia 7 de Dezembro, o ISCSP realizou uma Conferência no Auditório Adriano Moreira sobre “Portugal e os Estados Unidos da América: Parceiros num Mundo em Mudança”, a qual teve grande adesão por parte dos alunos e do corpo docente. Esta contou com caras muito carismáticas de Portugal e não só, como o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, Paulo Portas, o Robert Sherman, Embaixador dos EUA e muitos outros.


A Conferência iniciou-se às 10:00h e contou com uma sessão de abertura realizada pela Vice- Presidente do ISCSP, seguida pelo Embaixador dos EUA em Lisboa e por último, o Presidente da República, Marcelo R. Sousa. Este referiu que, para falar sobre Portugal e os EUA é necessário conhecer as pessoas que vivem em ambos os países, num período intemporal e abordar problemas como a insegurança, migração e refugiados. Aborda as bases da Constituição Americana, sendo que os valores e princípios não devem ser perdidos entre gerações e refere a importância da “parceria” entre Portugal e os EUA.


O debate em sim, inicia-se com o Painel sobre “New Leaders”, moderado por Bárbara Reis e com os oradores Mónica Ferro, Herro Mustafa e o General Karsten “Hazel” Heckl. A diplomata Herro Mustafa, defende que o que é dito durante as eleições é diferente do que é dito após as eleições, dando o exemplo de Trump, que o que disse na sua campanha não se verifica agora e que, apesar deste não ser político, tem um gabinete repleto de pessoas experientes. Já o General, refere também o juramento da Constituição, bem como o juramento para com o novo líder dos EUA, afirmando que a base militar americana continuará igual. Por outro lado, Mónica Ferro defende que os americanos não queriam Trump, mas é dele que precisam, precisam de líderes que revelem, sem medos, o que querem, originando assim uma nova realidade.


O segundo painel, composto por Paulo Portas e pelo Professor James Steinberg foi moderado por Rebeca Abecassis e baseou-se nos “New Challenges and New Opportunities”. Nesta parte da conferência foram debatidos os novos desafios que surgiram e o mundo não estava preparado para tal, bem como as novas vertentes que as relações diplomáticas estão a enfrentar. Novamente foi mencionada a eleição de Trump, a qual Steinberg comenta “Let’s wait and see.”, apresentando-se muito positivo quanto a este tema. Do outro lado, Paulo Portas, afirma ser impossível responder à questão de “Quais deveriam ser as prioridades de Trump.” e demonstra ficar surpreendido com o facto de Trump ter ganho, não só as Primárias, como também as eleições. Afirma que Trump só conseguiu chegar ao poder devido a uma estratégia muito profissional e defende que Hillary é que deveria ter ganho. Os temas de Segurança e Terrorismo foram também abordados por este painel, onde Portas afirma que o mundo não está um lugar mais seguro e que o mundo pode não permitir aos EUA que se preocupem apensas consigo próprios. Enquanto que Steinberg tem uma visão mais positiva e vê um progresso no controlo do terrorismo.


Ambas as partes da Conferência terminaram com perguntas por parte do público, as quais os oradores responderam e o evento terminou com a Sessão de Encerramento liderada pelo Professor Doutor Heitor Romana. Esta conferência, distinguida pelo seu forte painel, decorreu de uma forma calma e esclarecedora, tendo sido interessante para todos os que assistiram. O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas está de parabéns pela excelente organização da Conferência, tal como os oradores pelo seu trabalho apresentado e disponibilidade para comparecer.



bottom of page