top of page

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje, dia 10 de dezembro, comemoramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos.


O dia em que 58 países, há 68 anos atrás, se comprometeram a promover a igualdade e a paz entre as nações.


O dia em que a voz de Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Eleanor Roosevelt, Nelson Mandela, entre muitos outros, falou mais alto e falou por todos nós.


O Homem nasce com 30 direitos básicos. Não são privilégios ou caprichos, mas sim 30 direitos que todos temos o dever de defender sem nunca perder a nossa própria integridade e respeito.


A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma porta que nunca se fecha e é algo que não devemos tomar como garantido, mas que pelo contrário devemos honrar.


A Declaração Universal Dos Direitos Humanos é uma luta constante que se transforma com as gerações e ultrapassa as nossas necessidades individuais.


Até que ponto eu sou a voz dos que deram a voz por mim, muito antes de eu existir?


Os Direitos Humanos protegem-nos da injustiça, discriminação e opressão. Protegem-nos da desigualdade e da sobreposição de qualquer raça, cultura ou etnia. Ou pelo menos devia, certo?


Ainda hoje muitos são os que dão continuidade a esta luta e muitos são os que sentem e vêem que este conceito ainda não chegou a todos.


Todos temos o direito à Educação e é graças a esta que a consciencialização dos nossos deveres e direitos nasce entre os mais novos. Mas e quem não tem acesso à Educação? E todas as famílias que vivem na pobreza? Em que realidade vivem?


Todos temos a oportunidade de assegurar que os nossos direitos são protegidos e se tornam realidade não só para nós, mas para os outros também. Pequenos gestos de compreensão e tolerância criam movimentos que aproximam a comunidade para uma causa maior.


O Homem é a causa e a luta.


Acredito que há 68 anos atrás, quando na Assembleia Geral foi assinada a Declaração Universal do Direitos Humanos, todos nós nascemos não só com 30 direitos, mas com as ferramentas para os aplicar, e com a visão para os personificar.


Por isso, hoje, dia 10 de dezembro, comemoramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o dia de lutar com mais garra pelos nossos direitos do que pelos nossos interesses e é apenas mais um dia em que as nossas diferenças nos unem em tudo aquilo que somos.



bottom of page