top of page

ENAAP 2017 - DIA 4


O ENAAP terminou hoje, dia 17 de Fevereiro e a sua cerimónia de encerramento decorreu no auditório Adriano Moreira, pelas 12h. Esta contou com cinco nomes conhecidos de todos, o Presidente do Núcleo de Administração Pública Ricardo Lourenço, a Presidente da AEISCSP, Sofia Domingues, o Professor Catedrático João Bilhim, a Drª. Eugénia Almeida Santos e o Presidente do ISCSP, Manuel Meirinho.


Num discurso de agradecimento e reconhecimento de sucesso que foi este evento, o Presidente do Núcleo de A.P. foi o primeiro a discursar e fez referência à frase mais marcante deste Encontro Nacional “De Lisboa para vocês, sem esquecer os nossos”.


De seguida, tomou palavra a Presidente da Associação de Estudantes, Sofia Domingues, que agradeceu a todos os presentes e espera que estes tenham sido dias de aprendizagem e oportunidade para conhecer a cidade. Abordou ainda um pouco da história da A.E. e passou a mensagem de que o futuro somos nós, de Norte a Sul e que a Administração Pública é uma peça basilar do futuro.


O terceiro discurso foi o do Professor Catedrático João Bilhim, que explicou um pouco da formação e iniciativa do 1º Encontro Nacional de A.P. com a faculdade do Minho e espera que esta tradição se mantenha. Mencionou ainda que, a dificuldade nas Reformas, deve-se à cultura da burocracia e que as políticas públicas devem ser baseadas na evidência. Para terminar citou uma frase de Salazar “Há que contornar a legislação que não permita aos Ministros fazer favores nem aos seus pais.”.


Num discurso mais esperançoso tivemos a oportunidade de ouvir a Drª. Eugénia Almeida Santos, que elogiou a relevância dos temas apresentados, bem como a excelência dos oradores. Frisou também que é importante “contruirmos” pontes, que levem ao desenvolvimento.


Por último, o Presidente do Instituto, Manuel Meirinho mostrou o seu agrado em ter recebido este evento na “sua casa”, felicitou as faculdades envolvidas e explicou para que servem estes eventos, na sua opinião. Estes são importantes não só para conviver e aprender, mas também para tornar os jovens em agentes ativos da mudança.


A sessão de encerramento não pode ter fim, sem antes se ouvirem os discursos de todos os Presidentes dos cursos de A.P. das outras faculdades e elegerem a próxima faculdade onde se realizará o XVI ENAAP. Após as apresentações dos candidatos (Mirandela e Leiria), os alunos fizeram uma votação em que elegeram com 67 votos a faculdade de Mirandela.


O Cacique, ao longo destes dias, esteve presente nas atividades realizadas pelo ENAAP e parabeniza a excelência deste, tal como a forma dinâmica e atrativa que partilhou ensinamentos aos alunos. Este, que foi um evento de sucesso, espera-se que mantenha a fasquia nos próximos anos e conte ainda com uma maior adesão por parte dos alunos de Administração Pública do país inteiro.



bottom of page