1ºDia Simulação G20 Summit 2017 - NERI
Hoje, dia 10 de Março, iniciou-se a Simulação do G20 Summit organizada pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais, que teve lugar no auditório do piso 2, pelas 10h.
A Sessão de abertura contou com os discursos da Drª. Alice Trindade, Vice-Presidente do ISCSP, da Sofia Domingues, Presidente da Associação de Estudantes, da Professora Teresa Almeida e Silva, docente da casa e por último, a Presidente do NERI, Marta Moreira. Todos estes discursos foram breves, mas calorosos e recheados de desejo para que este evento, que é de elevada importância, corra com muito sucesso e seja uma mais valia para os estudantes.
A parte da manhã foi composta por duas Conferências, de forma a que o evento fosse diferente do habitual e que possibilitasse aos alunos um enquadramento relativamente aos trabalhos que iriam desenvolver da parte da tarde, quando estivessem reunidos com os seus grupos. A primeira conferência, cujo tema era o “Proteccionismo e os seus riscos”, foi direcionada pela Professora Carla Costa, doutorada em economia, que numa fase inicial contextualizou os alunos acerca dos condicionantes do comércio internacional, mencionando a globalização e a geoeconomia. De seguida abordou, também, as alterações que decorrerão nos próximos anos relativamente às posições dos países no E7 e no G7 e que as mudanças globais a nível económica farão surgir novas potências, como é o caso da Índia. Na fase final da Conferência foi disponibilizado aos alunos um momento para que estes pudessem colocar as suas questões, tendo estas se centrado no tema da Índia e a forma como este se vai emancipar, bem como no caso da China e das suas capacidades mundiais. A segunda Conferência intitulou-se de “Política de Trump” e foi dirigida pelo Dr. Marcos Farias. Abordaram as alterações da política externa desde o início do mandato de Trump, sendo que estas são um desafio para as relações internacionais e têm intenção de contestar as políticas já existentes. Outro tema abordado foi o facto de as políticas atuais dos EUA porem em causa a relação destes com os outros países, bem como as alterações a nível de segurança mundial e as medidas que os países podem estar a alterar de forma a se sentirem mais protegidos. Também nesta Conferência houve espaço para questões ao orador, as quais se centraram na ligação entre os EUA e a Rússia, nas diferenças entre o discurso e ações de Trump, bem como temas relacionados com a NATO.
Os trabalhos da parte da tarde, iniciaram-se com a última Conferência da Simulação, cujo tema foram os processos diplomáticos. Nesta Conferência, o orador Rodrigo Knopfli transmitiu aos alunos conhecimentos a nível das práticas diplomáticas atuais, explicando alguns procedimentos e a sua história desde o século XV. A diplomacia uma vez que faz parte da atividade política está em constante renovação. No seguimento da ordem de trabalhos, os alunos foram encaminhados para as respectivas salas de trabalho, organizadas pelos países integrantes do G20. Numa fase primária, os alunos tiveram na presença de representantes das embaixadas, os quais partilharam conhecimentos sobre os países e as suas políticas e formas de execução destas, especificando os temas que são alvo de extrema importância a nível mundial. O dia terminou com os participantes a realizarem os seus trabalhos de grupo, nas respectivas salas, começando a delinear as suas medidas políticas e pontos de defesa e ataque para no debate apresentarem as suas moções.
O primeiro dia de Simulação foi repleto de atividades, que certamente satisfizeram os participantes e lhes permitiram adquirir conhecimentos sobre as grandes potências mundiais, bem como se prepararem para um debate mais instruído e em que a troca de opiniões e pontos de vista fosse o principal objectivo, defendendo o que consideram ser melhor para os seus países e o mundo. A organização está de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido no dia de abertura da Simulação do G20.