AGA Extraordinária 22 de Março - AEISCSP
Realizou-se no presente dia 22 de Março a Assembleia Geral Extraordinária de Alunos. Esta teve início pelas 18:05h, onde o Presidente da MAG, André Bexiga, deu a conhecer ao plenário a situação de que O Cacique havia solicitado permissão para transmitir a AG em direto e de seguida, procedeu-se à votação para decidir se esta situação era possível. Com o direto autorizado, passou-se à ordem de trabalhos, mas não sem antes ser frisado que os diretos não substituem a presença dos alunos nas Assembleias, devido à sua grande importância.
Relativamente à aprovação da ata da AG anterior, esta foi lida para o plenário e aprovada. Sendo que a partir de hoje, todas as atas serão redigidas com um voto de confiante perante os presentes nas Assembleias e publicadas até aos cinco dias úteis seguintes.
O segundo ponto, consistia na discussão e votação do plano de atividades do mandato do ano letivo 2016/2017. A Presidente, Sofia Domingues, como membro principal da Direção, justificou a correção orçamental devido ao lapso que havia sido apresentado na AG anterior, relativamente ao orçamento. Durante a discussão houveram três intervenções. Diogo Pimentel, vice-presidente do Núcleo Ciência Política, questionou a situação da data da bênção das fitas, visto que esta irá decorrer enquanto os alunos de Erasmus ainda não regressaram a Portugal, ao que a Presidente da AEISCSP disse não ser possível alterar, pois as aulas terminam a 26 de Maio e o evento é sempre realizado no primeiro fim-de-semana após terminarem as aulas e não haverá outra data que tenha possibilidade de reunir tantos alunos para o evento. Pedro Amaral, aluno de Administração Pública, questionou a que se refere o aluguer de espaço nas receitas do orçamento e a situação de na festa de Primavera os preços serem iguais para sócios e não sócios. A questão foi esclarecida com a afirmação de que essa receita provém da empresa que fornece as máquinas impressoras da reprografia, que aluga o espaço, de forma a que a AE continue a usar a marca destes. Quanto à segunda afirmação, foi justificada com um período de pré-venda com preços iguais para todos de forma a ter uma maior adesão inicial e mais tarde, os sócios serão privilegiados relativamente aos preços dos bilhetes. Por último, João Ferreira, aluno de Administração Pública, abordou qual a estratégia da Associação de Estudantes para aumentar o número de sócios e qual a cedência que este Órgão teve de efetuar para que o Instituto lhes oferecesse um maior financiamento. Novamente, a Presidente da AE respondeu que com o aumento de alunos no ISCSP será mais fácil dinamizar o cartão de sócio e que o dinheiro “a mais” apresentado neste orçamento, providenciado pelo Instituto, é fruto da aprovação de um requerimento para o balcão da reprografia. Após as dúvidas esclarecidas foi votado e aprovado o orçamento.
No terceiro tópico da AG, outros assuntos, não houveram moções a ser apresentadas e como tal, o Presidente da MAG, fez questão de abordar o tema do comunicado realizado pela "A-Team", o qual O Cacique divulgou no dia 15 de Março, dando os parabéns por esse grupo de alunos demonstrar interesse pelos assuntos apresentados na anterior Assembleia Geral, porém não concordou com a seguinte afirmação: “Foi pela representação baseada na honra, profissionalismo, e respeito que decidimos com hombridade e caráter adiar a decisão quanto ao orçamento e plano de atividades do presente mandato, quando verificámos uma incongruência nos valores previstos para os gastos com os funcionários da AEISCSP” e referiu que os estatutos da AEISCSP, dizem que as decisões como o adiamento da votação do Plano de Atividades são tomadas pelo plenário e não por um grupo específico de alunos.
A AG terminou pelas 19:03h, quando não haviam mais questões a tratar e estavam concluídos os temas da AG realizada no dia 6 de Março de 2017.