1ºDia - 7ºFórum Ciências Sociais


O primeiro dia do 7º Fórum das Ciências Sociais começou com alguns sobressaltos, mas rapidamente foram arranjadas soluções que permitiram o sucesso deste primeiro dia.


No período da manhã, decorreu apenas o Workshop de Serviço Social – “Animação Sociocultural”, pelas 10:10h, tendo a Sessão de Abertura sido transferida para o período da tarde e a Conferência de Ciência Política sido desmarcada. O Workshop foi dirigido por Madalena Rodrigues, que através de uma apresentação de slides e partilha de experiências pessoais abordou o tema da animação sociocultural e explica as áreas de atuação da ASC (saúde, educação…).


Após a hora de almoço, realiza-se então a Sessão de Abertura pelas 14h. Esta contou com Hugo Coelho, vogal da Direção da Associação de Estudantes e responsável pelo Pelouro Nuclear, Sofia Domingues, Presidente da Associação de Estudantes e a Drª. Alice Trindade, Vice-Presidente do ISCSP. A Presidente da AEISCSP agradeceu a presença de todos e a organização por parte dos Núcleos, acreditando que será um Fórum cheio e que combaterá o desinteresse e promoverá a formação cívica e cultura. A Vice-Presidente do Instituto, Drª. Alice Trindade, felicitou os Núcleos por promoverem este tipo de atividades e afirmou que o ISCSP fará por apoiar sempre estas iniciativas.


A primeira Conferência do período da tarde foi a do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais, “França e Holanda – O Novo Panorama Político”, que teve início pelas 14:40h. Esta atividade contou com os seguintes oradores, Dr. Duarte Marques, Deputado do PSD e o Professor Marcos Farias Ferreiras, tendo sido moderada pelo aluno David Ferreira de Castro. O Professor afirmou que a União Europeia ainda não é um projeto federal e que muitos eleitorados europeus veem a U.E. como fruto da globalização. Quanto ao caso de França e da Holanda é visível uma divisão clara entre os que acham que a U.E. é essencial e aqueles que a veem como um inimigo. Por outro lado, o deputado do PSD, que se afirma como europeísta, diz que o problema da falta da credibilidade da União Europeia é responsabilidade interna e externa e que o modelo social europeu é o melhor. Relativamente à questão Holandesa não se preocupa tanto, pois os programas eleitorais são parecidos. No caso Francês, o perigo é a capacidade de Le Pen pôr os seus “votantes a votar” e existir uma abstenção enorme. Quanto a Portugal, apesar de existir um descontentamento quanto à U.E., as alternativas são consideradas “piores” e isso faz com que as massas recuem nas suas decisões. Após as abordagens dos oradores existiu um período de intenso debate, tendo havido questões por parte da audiência e assim esta foi uma atividade bastante produtiva e dinâmica.


O Núcleo de Estudantes de Sociologia apresentou aos estudantes um workshop com a temática “Inteligência Espiritual – Leadership Skills”. O evento foi apresentado pelo Dr. Luís Gonzaga, Managing Partner da empresa Full Fill, que surpreendeu todos pela positiva. Durante o workshop foram debatidos temas, onde se identifica como principais: o que são líderes e que qualidades possuem os mesmos e a diferença entre espiritualidade e religião. Após a actividade que teve lugar na sala 3 do piso -1, com início às 15 horas, sondámos vários estudantes, bem como a professora Maria de Luz Ramos, sendo que a conclusão apurada foi de que o workshop tinha sido um êxito e muitos dos alunos/as se sentiram inspirados e motivados com as palavras e explicações de Luís Gonzaga. Em exclusivo ao Cacique, o Presidente do Núcleo de Estudantes de Sociologia salientou a sua satisfação pela reacção dos estudantes, visto que o seu objectivo é criar um impacto positivo na comunidade iscspiana através das actividades que desenvolvemos. Por último, resta congratular o Dr. Luís Gonzaga pela disponibilidade apresentada, bem como pelo grande workshop que nos proporcionou.


O Workshop “Gestão de Stress” organizado pelo Núcleo de Gestão de Recursos Humanos teve uma imensa adesão por parte dos alunos. Os oradores apresentados à audiência foram a Professora Helena Marujo, José Magalhães e Luís Granja, que deram um grande dinamismo à atividade. Esta atividade tem grande importância, visto que nos dias de hoje há uma maior competitividade entre indivíduos e empresas e existe uma redução de custos e aumento de produtividade, o que sobrecarrega os indivíduos a nível psicológico. Os oradores permitiram aos estudantes adquirir técnicas que identifiquem os sintomas de stress provocados pelo trabalho e partilharam experiências próprias. Pôde concluir-se que os riscos psicossociais estão presentes em todos os locais de trabalho e que a prática de gestão de recursos humanos têm influência na solução de problemas.


Para terminar o longo dia de atividades o Núcleo de Administração Pública e Políticas do Território realizou uma Conferência sobre “Ecologia Urbana e Urbanismo Ecológico”, dirigida pelo Professor Auxiliar do ISCSP Carlos Almeida Marques que defendeu que no urbanismo têm de ser inovadas as técnicas e salientou que a cidade é um habitat humano.


O Cacique marcou presença em todos os eventos organizados para o dia 3 de Abril e considera que este foi um arranque positivo, que certamente irá ganhar ainda mais força ao longo da semana. Todos os Núcleos que cumpriram as suas atividades estão de parabéns pelo trabalho apresentado.


Arquivo:
Redes Sociais:
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Categorias:

16ª Edição Revista Pacta

(Clique na Imagem)

Revista oficial do NERI