top of page

3ºDia - 7º Fórum das Ciências Sociais

O terceiro dia do 7º Fórum das Ciências Sociais apenas teve atividades no período da tarde, tendo estas iniciado pelas 15:20h. Foi então dia dos Núcleos de Ciência Política, Gestão de Recursos Humanos, Ciências da Comunicação e Administração Pública e Políticas do Território organizarem mais Conferências e Apresentações aos alunos.


A Conferência de Ciência Política – “Jornalismo Político – A Abordagem dos Média ao Meio Político” foi moderada pela Professora do Instituto Paula Espírito Santo e contou com dois oradores de excelência. Após ter sido feita a introdução ao tema, bem como a apresentação dos oradores, estes tomaram palavra. Dr. Martim Silva, Diretor Executivo do Jornal “Expresso”, estudou Comunicação Social e abordou o tema do jornalismo político como algo presente diariamente na sua vida. Apresentou as bases do jornalismo, “contar histórias e a regra essencial é o bom senso e bom gosto” e afirma que, hoje em dia, o jornalismo está em crise devido à diminuição das vendas (jornal físico), diminuição dos valores de publicidade e a incapacidade de se angariar receitas. As redes sociais vieram roubar espaço aos jornais em papel, uma vez que nos fazem chegar a informação a um ritmo acelerado, contudo, essa situação faz-nos confundir o que são notícias mais “científicas”, do que são os comentários individuais que encontramos na internet. O jornalismo político funciona como uma forma de escrutínio, deve informar da melhor forma os cidadãos e devem ser agentes que analisam o que são os poderes públicos. Foi também referido os cuidados que se devem ter com as fontes de notícias e as pressões existentes de maneira a que cada ponto de vista sobressaia perante outro. A Drª. Sofia Aureliano, está a terminar o seu doutoramento no ISCSP e é Assessora de Comunicação do Partido Social Democrata (PSD). Ao explicar a sua profissão, afirma que os assessores podem tratar assuntos de assessoria de imprensa ou público alvo e que as redes sociais são o que marcam as “trendings” das notícias. Nesta área, a forma como os dados são trabalhados varia muito e que a mesma informação, pode ser divulgada e transmitir ideias diferentes ao público. A nível da política, a oradora deu o exemplo de que os “sound bites” são estratégias utilizadas para que os media peguem nessas frases chave e as publicitem, visto que os discursos são tão grandes que só uma pequena parte é transmitida e tem de causar impacto. Na parte final da Conferência houve uma grande adesão por parte do público a nível de interação com os oradores e foi possível esclarecer dúvidas que suscitaram aos alunos.


Mais um dia, mais um evento do NGRH, desta vez a apresentação da AIESEC. Com a presença de uma equipa de representantes da AIESEC, comandados por Ana Catarina Lopes, depressa esta apresentação se tornou em algo mais que isso, com diversos momentos de plena interação entre plateia e convidados. Para quem não conhece, a AEISEC trata-se de uma plataforma fundanda em 1948 que proporciona aos seus associados estágios internacionais ligados ao voluntariado, para que estes possam, ao desenvolver as suas próprias competências, ajudar a tornar o mundo um sítio melhor, mostrando que todos nós podemos ser o líder que ambicionamos ser, por mais pequeno que seja o nosso passo em direção à mudança. Esta foi a prova que o Fórum das Ciências Sociais não é somente um espaço de apreensão de competências técnicas mas também um evento em que se pode incitar à mudança do espaço que nos rodeia.


No âmbito da temática SIG, o NEAPPT trouxe-nos hoje uma aula aberta intitulada “The Science of Where”. Com a sessão de abertura a cabo da Professora Betina de São Pedro, o comando do evento do evento ficou a cargo do Professor Doutor Rui Santos. Com uma envolvência de toda a plateia, onde estavam presentes não só alunos como discentes, o Professor conseguiu num ponto inicial absorver todas as dúvidas acerca da temática para que pudesse, posteriormente, trabalhar toda a sua apresentação em volta do conhecimento adquirido pela plateia e assim proporcionar a todos os presentes o conhecimento necessário. Para finalizar, e parafraseando a Professora Betina de São Pedro, estas aulas abertas permitem uma ruptura com aquilo que é a rotina de uma aula normal, proporcionando assim uma melhor forma de apreender conhecimento àqueles que o procuram, pelo que podemos considerar esta iniciativa um sucesso e esperar que se repitam.


Os trabalhos realizados no dia de hoje decorreram todos com alguma adesão por parte dos estudantes e contaram com temas muito interessantes e relevantes para o futuro profissional dos alunos. Após as Conferências houve Coffee Breaks para os participantes e mais uma vez, O Cacique dá os parabéns aos Núcleos pelos trabalhos realizados e deseja que a semana continue a decorrer com sucesso e seja gratificante e enriquecedora para os iscspianos.


bottom of page