top of page

O "Inferno" em plena Primavera


Durante o fim de semana passado teve início um dos mais trágicos incêndios ocorridos em Portugal, o qual causou várias mortes e feridos. O incêndio começou em Pedrogão Grande, proveniente de um raio causado pela trovoada seca que se fez sentir ainda dia 17 de Junho e rapidamente se alastrou pelo concelho e arredores.


Várias foram as localidades afetadas, destruindo habitações, carros e roubando vidas a 62 pessoas, que não conseguiram escapar do fogo e que foram atacados pelo fumo que pairava no ar. Este incêndio, que continua ainda com várias frentes ativas, tendo alastrado já para o distrito de Castelo Branco e Coimbra, ainda é uma situação muito preocupante, sendo que os bombeiros veem o seu trabalho dificultado, quer por razões climáticas, quer por dificuldades de acesso. Os meios aéreos devido às nuvens e fumo têm o seu trabalho condicionado, mas hoje, a chuva que se fez sentir em algumas zonas afetadas foi uma ajuda indispensável.


O Primeiro-Ministro decretou três dias de luto Nacional e durante os seus discursos apela à solidariedade e ao apoio aos familiares das vítimas, bem como às pessoas que perderam todos os seus bens. Neste momento é crucial o foco na luta da extinção deste fogo, sendo muito importante o trabalho destemido e incansável dos bombeiros, bem como a ajuda das populações que também lutam para proteger as suas casas e a ajuda externa que Portugal tem recebido em termos de meios de combate.


Para quem se encontra longe deste “inferno”, mas que pretende ajudar os civis afetados e os bombeiros em combate pode contribuir com bens alimentares, águas e produtos para curativos médicos (água oxigenada, soro fisiológico, compressas…), os quais pode entregar em vários quartéis de bombeiros espalhados por todo o país.


A SIC lançou também uma linha solidária (760 100 100) designada por “Um Abraço a Portugal” que 0,60€ do valor da chamada revertem para apoiar as vítimas do incêndio de Pedrogão Grande.


Outra forma de ajudar é através da conta solidária, “Unidos por Pedrógão”, criada pela Caixa Geral de Depósitos e cujos dados são:


Conta Solidária Caixa 0001 100000 330

IBAN PT50 0035 0001 00100000330 42



Resta-nos acreditar que os bombeiros consigam controlar este incêndio o mais rápido possível, que os fatores meteorológicos colaborem a favor destes, que não existam mais vidas perdidas, bem como mais feridos e que as pessoas se mantenham unidas e ajudem os que atravessaram esta calamidade.


bottom of page